O que é arte?


(créditos da imagem: OzzyCHML)

Pode existir definições oficiais para este assunto (existe?), ou pode ser que tenha significados diferentes para outras pessoas. Mas queria compartilhar o que eu estava pensando faz algum tempo e tentando definir para mim mesmo.

O que é arte?

Eu definiria como qualquer trabalho que tem por objetivo estimular os sentidos, e que pode fazer pensar, se alegrar ou sentir emoções.

Por exemplo: Um desenho ou pintura estimula a visão, e pode fazer alguém pensar sobre o que está sendo representado. Um desenho bonito ou engraçado pode alegrar alguém, enquanto um triste, ou que remeta ao passado ou a um lugar distante, pode trazer emoções como melancolia e saudade. Podemos expandir isso para fotografias também. Uma foto sem muito preparo às vezes pode ser só uma foto. Mas fotógrafos profissionais (ou qualquer um que planeja antes de tirar uma foto) podem enquadrar, fazer composições e escolher a iluminação ideal, e assim realçar algo nas fotos, seja uma flor, uma foto noturna de uma rua movimentada ou o sorriso de noivos. É aqui que encaixo a palavra trabalho na definição, pois não surgiu do acaso, e sim teve alguma preparação envolvida.

Não é preciso muito pra dizer que música também se encaixa nessa definição, e de fato a maioria concorda que música é uma forma de arte também. É diferente de barulho. Barulhos, como por exemplo o som de buzina de um carro ou o som da chuva, até estimulam a audição e pode causar emoções, como irritação ou calma. Mas não é um trabalho proposital. Enquanto que, mesmo gotas de chuva, se forem organizadas num ritmo de forma consciente, pode se transformar em música, e por consequência, em arte.


E o que dizer de atores, cantores e dubladores? Esses também estão produzindo arte, estimulando a visão do público com seus gestos corporais e expressões faciais, ou a audição do público com a sua voz, transmitindo a emoção deles ou de algum personagem direto para a mente da assistência, ou fazendo-os pensar na história que está sendo contada.

Agora, imagine juntar várias dessas formas de arte. O que dizer de um clipe musical? Uma peça de teatro? Um anime? Um filme? Já parou pra pensar em todo o trabalho envolvido em um jogo? Definir a arte, a história, as vozes, a trilha sonora... são várias formas de arte diferentes dançando juntas.



É possível expandirmos ainda mais? Bom, já ouvi dizer que saber escrever bem é uma arte. E de fato, uma boa escrita pode fazer alguém enxergar algo que sequer está ilustrado em um livro.

Saber cozinhar também pode ser uma arte. Não me refiro a montar um prato bonito para sair numa foto do Instagram (embora, dá pra considerar isso como arte também! Afinal você vai estar agradando o sentido da visão de alguém), mas é possível estimular outros sentidos diferentes: o olfato, paladar e, sendo criativo, até o tato.

E eu não poderia deixar de comentar minha febre do momento, vtubing. Semelhante aos filmes e games, é algo que envolve vários tipos de arte juntas. Começa pelo design, feito por algum artista. Depois pelo rigging, que transforma a arte em movimento, destacando a beleza da arte e a transformando em algo que parece vivo.

(Acima: Exemplo de uma rigger que transformou uma imagem de um brinco em 2D em algo que parece 3D)

Além disso, a pessoa que vai usar o model também se esforça, como que num trabalho, para que sua voz, seus gestos e o que ela está fazendo faça outros se divertirem. E pode ser que ele tente fazer isso enquanto joga, canta ou desenha algo (sim, arte brincando com arte). Assim como o papel de um ator, não é uma tarefa fácil. É algo que estou tentando aprender aos poucos.

Arte é apenas para estimular outros?

Não necessariamente. Você pode criar algo para estimular seus próprios sentidos, passar uma mensagem para si mesmo. Em especial com quem faz por hobby, é comum alguns procurarem lugares isolados para capturar alguma foto ou fazer uma pintura e guardar numa coleção pessoal, sem intenção de mostrar para outros. O motivo de criar a arte não importa tanto. Se ela der prazer para alguém, mesmo que seja você mesmo, acredito que cumpriu o papel.

Um adendo: E os deficientes?

Acho que consegui deixar claro que, do meu ponto de vista, arte envolve o estímulo dos nossos sentidos. Mas o que acontece se alguém tiver uma deficiência que limite um ou mais de seus sentidos? Será que eles não podem apreciar arte? Infelizmente nem toda obra pensa nisso. Mas é elogiável iniciativas que procuram tornar isso possível. Nossa mente é incrivelmente capaz de se adaptar e ser estimulada por sentidos alternativos. Livros em áudio ou braile tornam a leitura possível para pessoas cegas, assim como recursos sonoros em jogos. Filmes com áudio-descrição e fotos com tags de texto também são úteis nesses casos.


Surdos podem ser beneficiados com linguagem de sinais. Pessoas que ao mesmo tempo são cegos e surdos podem se comunicar e aprender por tato e linguagem de mãos. Esses são só alguns exemplos, e quem trabalha com esse tipo de comunicação pode-se dizer com certeza que está lidando com arte duma forma muito especial.

Enfim, o que acham dessa definição que escolhi? Ela consegue abranger o que você considera arte? Tentei não pesquisar definições antes de escrever este texto, pra poder passar a minha opinião sem interferência. Fique à vontade para comentar ^^

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

How was bringing Hengen Jizai into Portuguese?

Não estou mais aqui...

VTuber News: Audições abertas no Prism Project inclusive pro Brasil, estreia da terceira geração do VEE e Production Kawaii (Bônus: cover de Wareta Ringo)