5 Animes que combateriam a Covid19

A wild post appeared!

2020 ainda não acabou (nem a Covid19, apesar de muitos acharem que sim), mas acredito que este deve ter sido um dos anos mais complicados para você, devido à pandemia. Conforme o tempo passava, eu via algumas coisas no dia a dia e lembrava de animes que poderiam se aplicar em algumas situações, inclusive alguns que talvez, indiretamente, ajudariam as pessoas a lidar melhor com a quarentena. Será que alguns animes poderiam salvar vidas? Que tal aproveitar para conhecer?

Dumbbell Nan Kilo Moteru? (How heavy are the dumbbells you lift?)

Este anime de 2019 conta a história de Hibiki Sakura, uma garota que quer ter um corpo mais definido, e para atingir esse objetivo ingressa numa academia recém inaugurada, a Silverman Gym. Ela, sua professora do colegial e suas amigas são ajudadas pelo instrutor Machio, que as ensina como fazer exercícios corretamente.


Eu nunca fui fã de academia, por motivos pessoais. Ao mesmo tempo, esse ano também vi muita gente ficando extremamente ansiosa pra voltar para as academias (why), apesar de ser um local com risco de contágio. "Mas espera, porquê está indicando um anime que incentiva academias então?" Aí que vem o ponto que acho mais interessante deste anime: Para cada opção na academia, Dumbbell mostra alternativas de exercício que podem ser feitas em casa. Tanto Machio quanto as amigas dão dicas para a Hibiki (e consequentemente para o expectador) de como exercitar várias partes do corpo sem precisar de equipamentos especiais. Além do hilário "Lições Musculares do Machio" que aparece aleatoriamente em cada epi, todo episódio termina com uma aula prática direcionada pra quem está assistindo, e eu confesso que tentei imitar todos eles. Pelo valor educativo, e também pela comédia que dá um ótimo tempero, recomendo demais este anime. E sim, existe saúde fora das academias para quem abre a mente um pouco.

Hataraku Saibou (Cells at Work!)

Algo que ajuda doenças a se espalharem é a falta de conhecimento a respeito do que causam as próprias doenças, ou não saber como o nosso corpo funciona e luta contra elas. Eu gostava muito de Mundo de Beakman e O Professor, dois programas exibidos na TV Cultura que ensinavam ciência de um jeito fácil de entender, mesmo pra crianças, mas programas do tipo tem ficado raros. Uma opção atual, que pode agradar até quem curte shonen de porrada, é Cells at Work!

Hataraku Saibou é um anime que transforma as 37 trilhões de diferentes células do nosso corpo em personagens antropomorfizados, e mostra como elas trabalham em conjunto para que todo o sistema continue funcionando bem. Nesse cenário, glóbulos vermelhos viram entregadores de encomendas, anticorpos viram policiais militares e soldados, e plaquetas viram lolis fofinhas que cuidam de buracos nas ruas. Vírus e bactérias de formato alienígena frequentemente aparecem, mas não causam maiores danos por serem neutralizados pelos incansáveis neutrófilos.


Esse anime chamou a atenção até mesmo de médicos (como este), pois ele foi muito bem pesquisado e é bem preciso em como explica as ações das células, através de piadas e lutas sangrentas entre células e invasores. Ele é muito bom pra nos dar uma noção de como somos complexos e como às vezes precisamos de ajuda externa (como no caso de um episódio que explica alergias). Enfim, conhecimento é sempre bom, e se for divertido, melhor ainda, não é? Ah, e o anime vai ganhar segunda temporada em janeiro, junto com um spinnof (Hataraku Saibou Black) que conta como é diferente no caso de uma pessoa que não cuida bem do corpo.

Healin' Good♡Precure

Pretty Cure, ou simplesmente Pokémon Precure, é uma franquia de mahou shoujos (garotas mágicas) já bastante ampla, mas é fácil "entrar" pra conhecer a franquia pois cada nova série (que tem duração de um ano em média) é independente das outras. Por exemplo, por indicação do meu amigo Lbr, a primeira série que eu realmente vi foi Star☆Twinkle Precure, que estreou ano passado com um tema mais espacial, e gostei bastante do que vi. Por isso, obviamente comecei a ver a nova série deste ano, Healin' Good♡Precure.

Na história deste, existe um mundo secreto que é responsável por cuidar da saúde dos elementos da Terra. Porém a Terra passa a ser atacada por um grupo maléfico chamado Byougens, que tenta de toda forma infectar a Terra e torná-la doente. É aí que três animais assistentes, junto da cadelinha Latte, vem desse mundo secreto para a Terra a fim de procurar ajuda, e fazem contrato com garotas que também tem um bom coração, transformando-as em Precures.


Eu imagino o que está pensando... é muita coincidência um anime que fala sobre lutar contra infecções sair justamente no ano que estamos numa pandemia (😆). Como eu queria essas Precures no mundo real! Só o plot já faz valer a pena acompanhar, mas a fofura das protagonistas e dos mascotes, bem como boas cenas de luta (a Toei costuma investir bem na franquia) podem ser outros bons motivos.

Yuru Camp (Laid-Back Camp)

Este e o próximo são semelhantes. A até pouco tempo eu nunca viajei pra muito longe antes por falta de costume. Mas assistir este e o próximo anime me deram um baita incentivo pra, em 2018, eu fazer uma viagem para conhecer as cataratas de Foz do Iguaçu, e ainda dar um pulinho no Paraguai e numa feirinha na Argentina. Ironicamente, esses animes que me fizeram sair de casa podem ser uma boa para relaxar dentro de casa.

Yuru Camp conta a história de Rin Shima, uma garota introvertida que ama tranquilidade e tem o costume de acampar sozinha. Ela conhece bem por acaso a divertida e energética Nadeshiko, que passa a se interessar por acampamentos também. Nadeshiko, por sua vez, entra em um pequeno clube na escola, onde conhece mais duas amigas, Aoi e Chiaki, que tem um certo conhecimento do assunto mas não tanta experiência quanto a Rin. Tanto a Rin, sozinha, quanto o grupo da Nadeshiko, vão se aproximando aos poucos ao longo da história, enquanto visitam vários parques e lugares reais do Japão.


E é isso, a história é tão leve de acompanhar que se torna aqueles animes que aquecem o kokoro. O anime é excelente pra mostrar paisagens diurnas e noturnas. Ele gasta um bom tempo de tela mostrando as personagens fazendo coisas triviais, como dando uma volta pra conhecer um local de acampamento novo. Quando a Rin entra em algum estabelecimento, você se sente junto dela olhando em volta para conhecer o ambiente, antes dela se sentar e pedir algo pra comer. O que mais passa a sensação de relaxamento é isso: enquanto assiste parece que você está tirando uma folga e passeando, mesmo sem sair de casa. Estou até revendo Yuru Camp esses dias, já que a segunda temporada começa em 2021. Assistam!

Yama no Susume (Encouragement of Climb)

Aqui conhecemos Aoi Yukimura, uma garota que gostava de montanhas, mas um trauma de infância a fez ficar com medo de altura, e assim ela passou a ter como hobby atividades internas (como artesanato) e cresceu tímida e introvertida. Isso passa a mudar quando ela reencontra uma agitada amiga de infância, Hinata Kuraue, que manteve a paixão por escalar montanhas. Ambas aprendem a lidar com as diferenças de atitudes uma da outra, e vemos especialmente a Aoi vencer desafios que para ela são do tamanho de uma montanha.

Se eu disser que comecei a querer chorar apenas escrevendo essa sinopse, talvez não acreditem, mas é verdade. Enquanto em Yuru Camp o destaque fica pro ambiente calmo e poucos conflitos, em Yama no Susume o foco é no desenvolvimento das personagens. Não é fácil para a Aoi vencer os bloqueios com que cresceu, e isso te faz torcer muito por ela, comemorar junto dela e sofrer junto quando ela falha. Falando assim, parece que o anime não ter muito a ver com o assunto deste post, mas assim como Yuru Camp, Yama no Susume também te faz viajar por locais reais do Japão, o que torna uma obra igualmente relaxante de acompanhar. Só tem bem mais feels envolvidos. E num mundo tão sem empatia hoje, acho que todos precisamos de um pouco de recarga de humanidade, não é?


A primeira temporada era composta apenas de curtas de 3 minutos, mas a segunda e terceira expandem para 13 minutos. Há um novo projeto em produção, possivelmente uma quarta temporada ou filme, ainda não foi totalmente confirmado.

Uia, fiz um primeiro post de conteúdo. Espero que tenham gostado ^^

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

How was bringing Hengen Jizai into Portuguese?

Não estou mais aqui...

VTuber News: Audições abertas no Prism Project inclusive pro Brasil, estreia da terceira geração do VEE e Production Kawaii (Bônus: cover de Wareta Ringo)